Casado com Jaqueline, pai da Erika, Elisa e Jordanna, nascido na Praia do Suá, Oberacy Emmerich Júnior, o cel. Emmerich, ex-comandante geral da Polícia Militar do Espírito Santo, acumula, ao longo de sua trajetória, atuações destacadas na Polícia Militar, no Governo do Estado e em diversos municípios capixabas com experiências exitosas nas áreas de segurança pública e proteção social.
No comando-geral da Polícia Militar, o cel. Emmerich aprovou a lei que instituiu o atual quadro organizacional da corporação, que aumentou o efetivo de 8.300 militares para os atuais 10.800 integrantes. Deixou o comando da PM com um efetivo de 10.200 militares na ativa, após promover seis concursos, sendo três para soldados e outros três para oficiais.
Foi o responsável pela criação de unidades policiais, como o 12º, 13º e o 14º batalhões da PM, além da ROTAM, de vital importância no apoio operacional e ações de saturações de áreas em conflito.
Em seu comando a Polícia Militar recebeu investimentos de R$80 milhões em viaturas, coletes balísticos, armas modernas e reformas de unidades policiais.
Como chefe-maior da Polícia Militar foi o idealizador da atual lei de auxílio fardamento, que foi estendida para todas as categorias policiais. E, depois, instituiu o benefício para as guardas municipais de Vila Velha e Itapemirim.
Em sua trajetória na Polícia Militar, comandou a 1ª Cia Independente de Guarapari, o 1º BPM, em Vitória, e o 4º BPM, em Vila Velha, foi também o representante do Brasil no Seminário de Polícia Comunitária, em Tóquio, no Japão.
No Governo do Estado foi diretor do Ciodes-190, em duas ocasiões, onde criou o script de atendimento, que reduziu para 6 minutos o tempo médio de resposta ao atendimento à população, e Subsecretário de Justiça, sendo o responsável por liberar para o policiamento das ruas das cidades mais de 1.200 policiais militares, que atuavam nos presídios. Os PMs foram substituídos por policiais penais.
Nos municípios capixabas foi secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória; secretário de Defesa Social e Trânsito em Vila Velha, onde coordenou e inseriu ações de inteligência na Guarda Municipal, acabando, em seu período, com os bailes do mandela; e Secretário de Defesa Social em Itapemirim.